Airsoft Margem Sul Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[FAQ] Indecisos na escolha da sua primeira arma

Ir para baixo

[FAQ] Indecisos na escolha da sua primeira arma Empty [FAQ] Indecisos na escolha da sua primeira arma

Mensagem  AMS Qui Jul 11 2013, 09:00

Este tópico destina-se a ajudar pessoas ou futuros jogadores que estejam indecisos na escolha da sua primeira arma/réplica/reprodução de arma de fogo para práticas recreativas (RAPFR) - chamem-lhe o que quiserem, vai dar tudo ao mesmo, o que nós mais vulgarmente chamamos réplicas - apesar de por lei, serem consideradas reproduções - têm como função cuspir BBs, seja por gás propulsor (GBBs ou NBBs), mola ou sistema electrico (AEGs). Vou contudo, abordar principalmente as AEGs dado que são dentro destas categorias, em simultaneo as mais versáteis, mais comuns e que menor conhecimento técnico necessitam para uso regular e boa manutenção.

Tento ajudar a responder as seguintes perguntas:
1) Como escolher um modelo de arma.
2) Como escolher uma marca para a réplica.
3) O que um jogador precisa ou não para jogar e para a réplica.

Este tópico assume ainda que estão dentro da legalidade em todos os aspectos - tanto quanto possível - pelo que não vou abordar muito neste tópico o assunto das pinturas e da legalidade. Cada um é responsável por si, ninguém tem o direito de vos forçar a sua opinião sobre o que é legal e não é excepto as próprias autoridades. Posto isto ...

Que arma devo--
Time-out, desculpem. Primeiro que tudo, antes de comprarem uma arma, COMPREM PROTECÇÃO OCULAR DECENTE. É a base do airsoft - sem óculos, não jogam, com ou sem arma. Comprem um bom par, não sejam poupadinhos, não precisam de ser uns ESS - os óculos da Daisy, cópias dos Guarder C3 por exemplo são um par acessível e muito bons.

Testem-nos à queima-roupa com uma arma ou réplica de um amigo se possível, sem obviamente os terem na cara. Se não resisterem, não só não pouparam dinheiro, como poderiam estar ceguinhos de um olho.

Okay, agora então - que arma devo comprar?
A pergunta mais comum e que sem dúvida não tem uma resposta automática e garantida - compreendam vai depender dos vossos gostos, do dinheiro que têm disponível para gastar e do uso que lhe querem dar.

A primeira coisa que deverão ter em questão, na minha opinião, é que estilo de modelo de arma gostam. Digo na minha opinião porque a vossa primeira preocupação ao iniciarem-se no desporto deverá ser de escolherem algo que gostam.

Na vossa escolha, tenham em mente o design da arma e se possível, mexam num modelo igual para ver se gostam. Ás vezes a arma é bonita em imagens e em pessoa, não se conseguem adaptar à mesma.

Têm N- variações de N- modelos baseados em armas existentes, tanto em réplicas de gama alta como de gama média, os mais comuns e conhecidos são:

   M4A1s ou M16s
   MP5s
   G36s
   AKs


Estas quatro bases são sem dúvida as mais populares e comuns dentro do mundo de airsoft, havendo uma enorme variedade de material disponível em termos de internos e acessórios para estas gamas. O modelo em particular que gostam, é convosco. Há quem prefira modelos mais longos, alguns preferem as armas cheias de rails, outros mais simples - como disse, a escolha particular é vossa, mas primeiro devem escolher o que gostam.

Têm ainda outras gamas com alguma acessibilidade mas não com tanta variedade de material tais como:

   G3s
   Sigs (Série 55x)
   Steyr AUGs
   P90s


Estas englobam as bases mais conhecidas e comuns - mantenham em mente de que se existe uma arma famosa na realidade, é altamente provável que exista um modelo de airsoft. O problema é que na vossa primeira escolha devem ter em mente uma coisa mais comum e versátil pois por algum motivo o pessoal escolhe principalmente estes modelos - tanto por uma questão de gosto como de practicabilidade. Não recomendo que escolham algo obscuro como a vossa primeira réplica simplesmente porque vos vai ser muito dificil encontrar material para essa base em particular, até mesmo coisas simples como carregadores para a mesma.

Uma regra boa que podem assumir é que réplicas que tenham a mesma base e sejam da mesma marca deverão ter internos semelhantes se não iguais, portanto o modelo M4A1 com máquina de café integrada da King Arms deve ter a mesma performance e qualidade que a versão com um grill integrado no punho.

Okay, fixe, quero uma M4/AK/Torradeira. Que marca devo escolher?
Uma outra questão muito comum, que novamente, apenas vocês podem responder, sendo que o pessoal dos foruns vos pode ajudar na escolha.

Okay, vamos supor que escolheram uma M4A1 normalissima. A pergunta que vos ponho agora é, que tipo de dinheiro estão dispostos a gastar de uma vez?

A pergunta é importante por uma razão muito simples: felizmente, hoje em dia no airsoft como em muitas coisas da vida, há material de airsoft disponível para todos os tipos e formatos de carteiras. Há quem prefira deixar uma boa maquia duma vez numa boa réplica, há quem prefira ir gastando aos poucos, melhorando as réplicas.

No geral, o pessoal divide as réplicas em duas categorias: as de gama média e as de gama alta.

Vou primeiro dar marcas para cada tipo.
Gama média: A&K, Cyma, DBoys, Jing-Gong (JG), AGM, Kart, *SRC
Gama alta: Tokyo Marui (TM) Deepfire, G&G, Classic Army (CA), ICS, G&P, King Arms (KA), STAR/ARES, KWA/KSC

*A SRC é um caso estranho que consegue ser mais média-alta - tem excelentes externos e internos nas suas armas Gen. III, mas que conforme cada caso podem precisar de tweaking para ficarem muito boas.

Uma versão curta do que vou explicar a seguir é assim: até 200€, escolham gama média. >200€, gama alta. A minha opinião pessoal é de ir sempre para as de gama alta sempre que possível, já elaboro melhor.

Gama Média

As de gama média surgiram há três anos, mais ou menos coisa. São réplicas mais acessiveis, com preços entre os 100€ e os 250€, conforme o modelo e marca. Existe o hábito de chamar a estas as “armas chinesas” (ACM) simplesmente porque os primeiros modelos a aparecer eram cópias de modelos de marcas de gama alta, como a Tokyo Marui, em versões de marcas chinesas, não muito fiáveis de origem.

Estas réplicas nas suas primeiras gerações eram uma completa porcaria. Hoje em dia, a qualidade subiu bastante e há quem jure que não quer outra coisa. Regra geral ou têm corpos em metal, cuja qualidade varia bastante (mas que na minha opinião não se compara aos metais da gama alta) ou corpos em plástico. Em termos de internos, varia bastante, tendem a vir bastante fortes comparadas com as de gama alta. A qualidade dos internos vai depender do modelo e da marca. Habitualmente, são decentemente fiáveis, mas não se surpreendam se falharem ocasionalmente ou necessitarem de alguns tweaks para ficarem com uma performance fiável.

A maioria das de gama média são ainda de fabrico ACM, mas já existem modelos "budget" de marcas mais conhecidas, consideradas de gama alta. A G&G, ICS, Classic Army fazem os modelos que o pessoal habitualmente chama Sportline (nome dado pela CA à sua linha de produtos de gama média). Normalmente têm corpos de plástico e durante bastante tempo foram consideradas alternativas mais fiáveis que as versões ACM da gama média. As versões actuais da ICS e da CA, pessoalmente não consigo recomendar a ninguém por motivos que já explico na secção de gama alta.

Gama Alta

Antes do surgimento das AEGs de gama média, existam apenas gamas altas - inicialmente, apenas as Maruis eram fiáveis, as primeiras gerações da Classic Army de armas "full-metal" seriam equiparáveis ás primeiras gerações de gama média. Com o tempo, isso foi desaparecendo e actualmente estas grandes marcas que disse - G&P, King Arms, CA, ICS, etc - são todas consideradas bastante fiáveis na qualidade das réplicas.

A grande vantagem destas réplicas contra as de gama média é simples - saídas da caixa, quase garantidamente funcionam e bem. Há umas excepções raras, ser de gama alta não garante que sejam de qualidade perfeita, mas é altamente provável que saída da caixa funcione de forma previsivel, fiável e seja robusta. A qualidade dos plásticos e metais utilizados na construção regra geral são melhores, muito mais duradouros e robustos, são réplicas que geralmente podem cair, cair e cair e continuam a funcionar.

Simplesmente aguentam com mais abuso, o quality control é mais consistente e são mais fiáveis saídas da caixa. Se lhes colocarem upgrades, o mais provável é que aguentem bem com eles sem terem de andar a trocar tudo no seu interior.

Note-se que isto é apenas uma regra geral e existem excepções. As grandes marcas volta e meia lançam um modelo novo que na sua primeira geração dá barraca até dizer chega, ainda hoje em dia. A G&G e a ARES/STAR são duas marcas que em particular têm tendência para o fazer.

Outra coisa é que por vezes, as de gama alta estão bastante desactualizadas em termos de preço contra a concorrência. Um exemplo é a gama de M4A1s normais da Classic Army em metal (as Proline) que custam, no minimo, 300€ ainda hoje em dia, sendo que já vi numa loja Portuguesa a uns irrisórios 360€. De momento, é possível arranjar uma M4A1 melhor, da King Arms, por 220€ no estrangeiro.

Agora tou confuso -- o que devo escolher mesmo?!
Fazendo um apanhado por tópicos da minha opinião pessoal, fica assim:

1) Escolhe um modelo que gostes. Se possível, tenta manejar num modelo igual para ver se te adaptas bem à ergonomia, design da arma e ao seu tamanho.

2) Olha para a tua carteira, vê quanto estás disposto a gastar. < 200€? Gama média, não há grande escolha. > 200€? Gama alta.

Para os modelos mais comuns como M4s e MP5s básicas, a minha opinião é de que vale SEMPRE a pena poupar um bocado mais para uma gama alta, pois as de gama alta estão à volta dos 220€ para esses modelos mais comuns, da marca ICS, King-Arms, G&P ou Deepfire.

PESQUISEM BEM acima de tudo. Novamente, como em qualquer negócio, há lojas que fazem bons preços e há outras que nos tentam roubar descaradamente. Não estou a dizer para se fazerem de marroquinos, apenas para pesquisarem bem o valor das coisas antes de comprarem e se têm capacidade de compras online a vossa vida fica muito facilitada. A minha experiência com as lojas em Portugal diz-me que as lojas físicas regra geral puxam um bom bocado no preço comparado com a concorrência lá fora. Não se deixem ir por comodismos, não é assim que poupam no airsoft. Podem ter material de muito boa qualidade sem irem à bancarrota, implica é comprar em muitos sítios em vez de comprarem tudo na mesma loja.

Okay, já comprei a minha réplica, agora vou comprar trinta lanternas e carregadores, meter a arma a 500 FPS--
ALTO. O meu conselho é que agora que tens um par de óculos e uma réplica, joga um bocado com o minimo de material possível. A razão é simples - muitos jogadores, inclusivé eu próprio, caem na armadilha de comprarem toneladas de equipamento antes de começarem a jogar. Não o façam. Vão jogar com umas calças velhas, os oculos, um hi-cap e um saco de BBs. Vejam se gostam. Se gostarem, invistam aos poucos em equipamento, fardamento, coletes, acessórios, etc. O pior que podem fazer é comprar bipés, miras e mais não sei quê e depois perceberem que acabam por não lhes dar uso.

Ganhem alguma experiência em campo, usem equipamento básico e depois preocupem-se com fazer melhorias à arma e ao vosso equipamento. Vejam o que o outro pessoal usa, pode ser que gostem de algo. É muito melhor do que andarem a fazer toneladas de melhoramentos à arma sem perceberem nada sobre ela. É como tenho dito - é o mesmo que terem acabado de tirar a carta e irem comprar um carro de 300 cavalos. Não sabem fazer uso daquilo se nem uma coisa mais básica sabem usar. Uma pessoa deve começar o jogo humildemente, com cuidado e depois então começa a aumentar a potência das armas, a começar a comprar material mais caro, diferente e melhor. A questão da réplica ser de gama alta, por exemplo, é que quase garantidamente ela vai aguentar mais tempo e com bastante mais abuso - quedas, etc.

Percebam o vosso estilo de jogo e o que gostam antes de rebentarem com a vossa conta bancária, o airsoft engloba uma enorme gama de estilo de jogos e jogadores que vai variar consoante o que vocês gostam.

Acima de tudo, o mais importante é que o airsoft é um desporto que tem como objectivo divertirem-se, não é só "MATA MATA MATA, ESFOLA ESFOLA ESFOLA" - há muito convívio e há pessoas de todo o tipo neste desporto. Vejam onde se integram melhor, e depois atirem-se mais de cabeça. As minhas melhores memórias de jogo neste ano que tenho estado a activo tem sido do convívio e não das melhores "mortes" que fiz.

Espero que tenha ajudado com este tópico, acho simplesmente que não há nenhum tópico "geral" assim recente e já há muito que andava com vontade de o fazer.

AMS

Mensagens : 46
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos