[FAQ] Em campo como proceder?
Página 1 de 1
[FAQ] Em campo como proceder?
Ficam aqui algumas regras e procedimentos a têr no decorrer de um jogo de Airsoft.
Quando se está na safe zone:
Nunca andar com a arma a apontar para outros jogadores.
Ter sempre ter a arma na posição de segurança (selector SAFE).
Nunca têr os mags (Lowcap ou Highcap, Realcaps ou Drum boxs) colocados na arma .
Nunca disparar uma arma dentro da Safe Zone.
Disparar as armas nas zona devidamente preparada para tal (carreira de tiro).
Caso não exista carreira de tiro, falar com a organização, e escolher um local afastado da safe zone para fazê-lo.
Fazer cumprir e cumprir integralmente todas as regras acima descritas.
Quando se está em jogo:
Nunca tirar a protecão ocular, seja em que circunstância fôr.
Caso a protecãoo ocular embacie ou tenha outro problema, para limpá-la fazer o seguinte:
1. Nunca tirar a protecão ocular da cara.
2. Proteger a cara e visão de encontro a um objecto de dimensões consideraveis (árvore, muro, mesmo um colega de equipa, etc)
3. Avisar caso apareça algum jogador, do procedimento que está a efectuar.
4. Depois de limpa a protecão ocular, voltar ao jogo.
De qualquer maneira, a solução mais segura é caso a protecção ocular tenha problemas sair de jogo sempre respeitando as regras de segurança e resolver o problema na Safe-Zone.
Um jogador sé é eliminado caso tenha sido atingido por uma BB no corpo (inclusivé fardas, coletes, capacetes, luvas, botas, etc...) ou por rendição. Em casos que a organização de um jogo decida outro tipo de eliminação, a mesma deve ser comunicada previamente.
Se for um impacto na arma, a mesma fica inutilizada naquele jogo, podendo o jogador recorrer a uma arma de apoio.
Caso o jogador não tenha arma de apoio, o mesmo deve proceder das seguintes maneiras:
1. Usar uma arma de um colega que ainda esteja em campo.
2. Continuar a jogar sem arma, tentando cumprir algum objectivo, sabendo dos riscos que corre ao não ter como se defender.
3. Regressar á safe zone para poder efectuar respawn (caso haja) ou esperar pelo próximo jogo.
Caso um jogador tenha sido eliminado, deve proceder da seguinte maneira:
1. Gritar a palavra "MORTO!" de modo que os restantes adversários não disparem mais na sua direção.
1.1. Caso o jogador tenha sido eliminado por outro que se encontra numa situação de não ter sido descoberto, o eliminado tenha a decência e sensatez de sair de jogo sem gritar morto de modo a não denunciar o atacante.
Isto acontece por exemplo, quando um jogador fez uma progressão "Stealth", ou que esteja escondido bem camuflado, ou que tenha aparecido pelas costas da equipa adversária.
Há que dar a hipotese do jogador continuar o excelente jogo e não denuncia-lo de forma abusiva!
1.2. Nestes casos o jogador eliminado deve sair do local com a arma sobre a cabeça, e só depois de se afastar do local é que deve avisar á passagem para a safe-zone de que está eliminado.
2. Nunca retirar a proteção ocular, até chegar á Safe Zone.
3. Colocar a arma em segurança (SAFE).
4. Tirar os mags da arma. Assim os jogadores adversários podem comprovar que a não está pronta a disparar não disparando contra o jogador eliminado!
5.
Colocar a arma acima da cabeça e á passagem para a Safe Zone comunicar em voz alta que está "MORTO!"
6. Na safe zone, proceder ás regras de segurança e nessa altura pode-se retirar a protecão ocular.
No caso de um jogador seja eliminado por RENDIÇÃO,
cumpre as regras de eliminação como se fosse pelo impacto de uma BB.
A RENDIÇÃO:
É obrigatória. O airsoft é um jogo de Honra, onde os jogadores adversários se respeitam.
É um modo de um jogador render outro eliminando-o sem causar dor ou lesões desnecessárias.
Ocorre quando um jogador em superioridade fisica ou numérica, encontra um jogador a menos de 5 metros em posição de desvantagem. (atrás de uma arvore, muro, obstáculo, dentro de uma sala quando se sabe que um disparo pode ocorrer a menos de 5 metros, jogador sem arma, a recarregar, etc...
Não se pede Rendição a jogadores que estejam em igualdade numérica ou em superioridade fisica, quando se encontram a mais de 5 metros. Como exemplo, frente a frente a uns 10 metros! Aí estamos de igual para igual!
Sejamos jogadores honrados e com cabeça e não vamos pedir rendição só por pedir.
O jogador rendido deve de imediato actar a decisão.
No caso da RENDIÇÃO, como se processa a eliminaçao:
O jogador que manda render, tem de estar em posição de superioridade a menos de 5 metros.
Para o fazer deve dizer ao adversário "RENDE-TE!".
De imediato o jogador em desvantagem deve dizer "MORTO!" e cumprir os procedimentos de segurança.
Se o facto de o jogador que está a ser rendido efectuar algum tipo de retaliação, tais como disparos contra o jogador que lhe pediu a rendição, o mesmo deve imediatamente ser colocado fora de jogo por não ter cumprido as regras de jogo e de honra, que se baseia este jogo que é o Airsoft.
Um disparo a curta distãncia magoa, e aconselha-se disparos em SEMI
(TIRO-A-TIRO) evitando sempre a cabeça do adversário.
Usem o bom senso no decorrer dos jogos e coloquem-se sempre na posição do adversário. Se fossem vocês gostariam que tivessem essas atitudes para convosco?
Jogador eliminado não fala, logo após eliminação.
O mesmo não pode de maneira alguma prestar qualquer tipo de informações aos que ainda estão em jogo.
Caso o jogador não sinta o impacto, o que efectuou o disparo ter a certeza do impacto deve comunicar ao eliminado, pedindo para o mesmo sair de jogo.
A palavra de honra serve sempre para os dois lados!
Sejam honrados, cumpram as regras e façam-nas cumprir.
Só assim se tira o máximo proveito e partido de um excelente jogo de Airsoft.
Dois pontos importantes que não referi acima:
1 - Um jogador ser eliminado por ricochete.
2 - Um jogador ser eliminado por contacto fisico.
Vamos começar pelo primeiro ponto.
Um jogador não é eliminado por ricochete. definiu-se desde sempre no Airsoft que um jogador não pode ser eliminado por ricochete ou ficar com a arma de jogo INOP por tal disparo.
No Airsoft um jogador é eliminado por um impacto directo de uma BB!
No ponto 2, um jogador pode ser eliminado por contacto fisico, mas vamos definir muito bem quando e como.
Exemplo prático:
Suponhamos que um jogador está no mato, bem escondido e camuflado.
Aproxima-se um segundo outro jogador muito de perto, que não se apercebeu da presença do primeiro.
Para evitar um disparo a curta distância, o 1º jogador pode aproximar-se do segundo, pedir a rendição ou apenas tocar-lhe ao de leve, dizendo a palavra "MORTO!".
O 2ª jogador deve sair de imediato de jogo, por eliminação correcta.
Este tipo de eliminação é permitido, mas se jogamos um jogo com armas devemos de evitar fazê-lo, até para o nosso gozo pessoal de usar uma arma de Airsoft.
Não se deve é fazer o seguinte.
Tocar com força ou agressividade no jogador adversário para eliminá-lo.
Não se deve usar a eliminação por contacto quando não se está por exemplo, no que foi referído atrás.
É ridiculo, andar no campo de jogo, com a arma em baixo a tocar em jogadores eliminando-os!
Isto é um jogo de honra, e se vimos jogar para aqui porque gostamos de usar armas de Airsoft, pôr a cabeça a trabalhar e têr alguma táctica, fazer este tipo de eliminações passeando no campo como se estivessem mortos é desagradável e denota uma grande falta de respeito pelos jogadores adversários!
Existem jogos onde se podem ser eliminados por dispositivos criados pela organização, tis como minas, clay-mores, disposivitovs eléctrónicos não lançadores de Bb's (sonoros ou de gás com lançamento de pó branco) ou mesmo facas de borracha, mas deverão sempre sercomunicados a todos os jogadores presentes no evento da sua existência e funcionamento, tal como os usar correctamento.
Quando se está na safe zone:
Nunca andar com a arma a apontar para outros jogadores.
Ter sempre ter a arma na posição de segurança (selector SAFE).
Nunca têr os mags (Lowcap ou Highcap, Realcaps ou Drum boxs) colocados na arma .
Nunca disparar uma arma dentro da Safe Zone.
Disparar as armas nas zona devidamente preparada para tal (carreira de tiro).
Caso não exista carreira de tiro, falar com a organização, e escolher um local afastado da safe zone para fazê-lo.
Fazer cumprir e cumprir integralmente todas as regras acima descritas.
Quando se está em jogo:
Nunca tirar a protecão ocular, seja em que circunstância fôr.
Caso a protecãoo ocular embacie ou tenha outro problema, para limpá-la fazer o seguinte:
1. Nunca tirar a protecão ocular da cara.
2. Proteger a cara e visão de encontro a um objecto de dimensões consideraveis (árvore, muro, mesmo um colega de equipa, etc)
3. Avisar caso apareça algum jogador, do procedimento que está a efectuar.
4. Depois de limpa a protecão ocular, voltar ao jogo.
De qualquer maneira, a solução mais segura é caso a protecção ocular tenha problemas sair de jogo sempre respeitando as regras de segurança e resolver o problema na Safe-Zone.
Um jogador sé é eliminado caso tenha sido atingido por uma BB no corpo (inclusivé fardas, coletes, capacetes, luvas, botas, etc...) ou por rendição. Em casos que a organização de um jogo decida outro tipo de eliminação, a mesma deve ser comunicada previamente.
Se for um impacto na arma, a mesma fica inutilizada naquele jogo, podendo o jogador recorrer a uma arma de apoio.
Caso o jogador não tenha arma de apoio, o mesmo deve proceder das seguintes maneiras:
1. Usar uma arma de um colega que ainda esteja em campo.
2. Continuar a jogar sem arma, tentando cumprir algum objectivo, sabendo dos riscos que corre ao não ter como se defender.
3. Regressar á safe zone para poder efectuar respawn (caso haja) ou esperar pelo próximo jogo.
Caso um jogador tenha sido eliminado, deve proceder da seguinte maneira:
1. Gritar a palavra "MORTO!" de modo que os restantes adversários não disparem mais na sua direção.
1.1. Caso o jogador tenha sido eliminado por outro que se encontra numa situação de não ter sido descoberto, o eliminado tenha a decência e sensatez de sair de jogo sem gritar morto de modo a não denunciar o atacante.
Isto acontece por exemplo, quando um jogador fez uma progressão "Stealth", ou que esteja escondido bem camuflado, ou que tenha aparecido pelas costas da equipa adversária.
Há que dar a hipotese do jogador continuar o excelente jogo e não denuncia-lo de forma abusiva!
1.2. Nestes casos o jogador eliminado deve sair do local com a arma sobre a cabeça, e só depois de se afastar do local é que deve avisar á passagem para a safe-zone de que está eliminado.
2. Nunca retirar a proteção ocular, até chegar á Safe Zone.
3. Colocar a arma em segurança (SAFE).
4. Tirar os mags da arma. Assim os jogadores adversários podem comprovar que a não está pronta a disparar não disparando contra o jogador eliminado!
5.
Colocar a arma acima da cabeça e á passagem para a Safe Zone comunicar em voz alta que está "MORTO!"
6. Na safe zone, proceder ás regras de segurança e nessa altura pode-se retirar a protecão ocular.
No caso de um jogador seja eliminado por RENDIÇÃO,
cumpre as regras de eliminação como se fosse pelo impacto de uma BB.
A RENDIÇÃO:
É obrigatória. O airsoft é um jogo de Honra, onde os jogadores adversários se respeitam.
É um modo de um jogador render outro eliminando-o sem causar dor ou lesões desnecessárias.
Ocorre quando um jogador em superioridade fisica ou numérica, encontra um jogador a menos de 5 metros em posição de desvantagem. (atrás de uma arvore, muro, obstáculo, dentro de uma sala quando se sabe que um disparo pode ocorrer a menos de 5 metros, jogador sem arma, a recarregar, etc...
Não se pede Rendição a jogadores que estejam em igualdade numérica ou em superioridade fisica, quando se encontram a mais de 5 metros. Como exemplo, frente a frente a uns 10 metros! Aí estamos de igual para igual!
Sejamos jogadores honrados e com cabeça e não vamos pedir rendição só por pedir.
O jogador rendido deve de imediato actar a decisão.
No caso da RENDIÇÃO, como se processa a eliminaçao:
O jogador que manda render, tem de estar em posição de superioridade a menos de 5 metros.
Para o fazer deve dizer ao adversário "RENDE-TE!".
De imediato o jogador em desvantagem deve dizer "MORTO!" e cumprir os procedimentos de segurança.
Se o facto de o jogador que está a ser rendido efectuar algum tipo de retaliação, tais como disparos contra o jogador que lhe pediu a rendição, o mesmo deve imediatamente ser colocado fora de jogo por não ter cumprido as regras de jogo e de honra, que se baseia este jogo que é o Airsoft.
Um disparo a curta distãncia magoa, e aconselha-se disparos em SEMI
(TIRO-A-TIRO) evitando sempre a cabeça do adversário.
Usem o bom senso no decorrer dos jogos e coloquem-se sempre na posição do adversário. Se fossem vocês gostariam que tivessem essas atitudes para convosco?
Jogador eliminado não fala, logo após eliminação.
O mesmo não pode de maneira alguma prestar qualquer tipo de informações aos que ainda estão em jogo.
Caso o jogador não sinta o impacto, o que efectuou o disparo ter a certeza do impacto deve comunicar ao eliminado, pedindo para o mesmo sair de jogo.
A palavra de honra serve sempre para os dois lados!
Sejam honrados, cumpram as regras e façam-nas cumprir.
Só assim se tira o máximo proveito e partido de um excelente jogo de Airsoft.
Dois pontos importantes que não referi acima:
1 - Um jogador ser eliminado por ricochete.
2 - Um jogador ser eliminado por contacto fisico.
Vamos começar pelo primeiro ponto.
Um jogador não é eliminado por ricochete. definiu-se desde sempre no Airsoft que um jogador não pode ser eliminado por ricochete ou ficar com a arma de jogo INOP por tal disparo.
No Airsoft um jogador é eliminado por um impacto directo de uma BB!
No ponto 2, um jogador pode ser eliminado por contacto fisico, mas vamos definir muito bem quando e como.
Exemplo prático:
Suponhamos que um jogador está no mato, bem escondido e camuflado.
Aproxima-se um segundo outro jogador muito de perto, que não se apercebeu da presença do primeiro.
Para evitar um disparo a curta distância, o 1º jogador pode aproximar-se do segundo, pedir a rendição ou apenas tocar-lhe ao de leve, dizendo a palavra "MORTO!".
O 2ª jogador deve sair de imediato de jogo, por eliminação correcta.
Este tipo de eliminação é permitido, mas se jogamos um jogo com armas devemos de evitar fazê-lo, até para o nosso gozo pessoal de usar uma arma de Airsoft.
Não se deve é fazer o seguinte.
Tocar com força ou agressividade no jogador adversário para eliminá-lo.
Não se deve usar a eliminação por contacto quando não se está por exemplo, no que foi referído atrás.
É ridiculo, andar no campo de jogo, com a arma em baixo a tocar em jogadores eliminando-os!
Isto é um jogo de honra, e se vimos jogar para aqui porque gostamos de usar armas de Airsoft, pôr a cabeça a trabalhar e têr alguma táctica, fazer este tipo de eliminações passeando no campo como se estivessem mortos é desagradável e denota uma grande falta de respeito pelos jogadores adversários!
Existem jogos onde se podem ser eliminados por dispositivos criados pela organização, tis como minas, clay-mores, disposivitovs eléctrónicos não lançadores de Bb's (sonoros ou de gás com lançamento de pó branco) ou mesmo facas de borracha, mas deverão sempre sercomunicados a todos os jogadores presentes no evento da sua existência e funcionamento, tal como os usar correctamento.
AMS- Mensagens : 46
Data de inscrição : 25/02/2013
Tópicos semelhantes
» [FAQ] Como proceder fora e dentro de jogos de Airsoft?
» Fotos: Jogo treino no campo "The Hive", Killer Bees, Sacavem
» [FAQ] Como interpertar a Lei em vigor
» [FAQ] Como formar uma equipa de Airsoft
» Fotos: Jogo treino no campo "The Hive", Killer Bees, Sacavem
» [FAQ] Como interpertar a Lei em vigor
» [FAQ] Como formar uma equipa de Airsoft
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|